Estava a cá, fazendo mais uma lista (amo listas) de compras e perguntei a mim mesma, o que eu quero? O que eu procuro em um cosmético?
Difícil escolher algo, querendo tanta coisa ao mesmo tempo rs.
Sempre gosto de variar produtos, marcas e componentes. E estou refazendo minha lista, à qual fui fiel por meses, mas quero novidade e ter mais variedade.
Eu tenho alguns "poréns" ao escolher e comprar um cosmético, e eles são os seguintes:
Cruelty Free - Produtos Não Testados Em Animais
Eu faço parte disso e me orgulho de ter essa consciência.
Foi uma escolha minha, eu não compro produtos que não são livres de crueldade (cruelty free) já tem um tempão. E isso inclui não só cosméticos.
Fui ter conhecimento de testes em animais, na mesma época em que eu comecei o vegetarianismo. E desde então eliminei e deixei de comprar muita coisa por causa disso.
Mas gente, é tanta opção, tanta alternativa que fica fácil de substituir produtos que não são livres de crueldade, que nós já estamos acostumadxs a usar.
![]() |
Fonte |
Esse é o logo da PETA, que é uma organização não governamental dos direitos dos animais e ele está presente em muitas embalagens mundo a fora. Existem outros desenhos também, ou somente a inscrição cruelty free no produto.
Sendo assim, você sabe se o seu cosmético faz testes ou não.
Preço, precinho
Eu não gosto de pagar caro em nada, então o valor dos produtos pesam muito na hora de comprar.
Mesmo assim, analisar o custo benefício sempre vale a pena. Não adianta comprar coisas super baratas que não dão certo, não é mesmo?
Eu tento equilibrar ao máximo, mas as vezes me rendo ao único digito.
![]() |
Fonte |
E não se esqueçam de pesquisar entre as lojas, procurem nas virtuais também. As vezes a diferença pode ser de alguns centavos, 1 real ou 2. Mas se somar isso tudo, já dá uma diferença na próxima compra.
Componentes Específicos
Não sei vocês, mas eu sempre fiquei muito perdida quando ia comprar qualquer cosmético. Não sabia como comprar produtos para os meus cabelos, para a minha pele e assim vai. E uma coisa que eu aprendi é, entender a necessidade de cada parte do nosso corpo e procurar as coisas certas.
Exemplo: para a pele muito ressecada, uma opção é usar óleos vegetais puros ou que são base de outros produtos. Óleo de abacate, argan e coco são ótimos para nutrir não só a pele, mas como os cabelos também.
![]() |
Fonte |
Pesquisar antes de comprar qualquer coisa, faz toda a diferença. E fazer com que isso se torne um hábito é melhor ainda. Por dois motivos principais, o primeiro é que entendendo todas essas necessidades e o que é bom para as mesmas, você já vai direto no produto certo e não fica gastando grana com coisas que não tem nada do que você precisa. O outro motivo é que você vai saber exatamente quando alguém quiser tentar te "empurrar" algum produto que não vai resolver o seu problema.
<3 <3 <3
E aí, vamos às compras?
Bjx <3